Como usar jeans no trabalho (e ficar elegante)?
Mercado feminino jeans

Como usar jeans no trabalho (e ficar elegante)?

Eu arriscaria dizer que o jeans é a peça mais democrática do armário, tanto feminino, quanto masculino. Afinal de contas, quem não tem aquela calça jeans super confortável, e que já se desgastou de tanto usar?

Ele pode até ser considerado pelas pessoas mais tradicionais ou que trabalham em um ambiente mais formal como uma peça a ser usada só no fim de semana ou em momentos mais relax, mas a verdade é que o jeans já garantiu seu espaço também no ambiente trabalho.

Com um maior número de empresas aderindo a um dresscode mais casual é cada vez mais comum o jeans ser liberado principalmente naqueles dias mais tranquilos ou na sexta feira casual. Porém, não é qualquer jeans que compõe um visual de trabalho adequado – isso porque, por ser uma peça bem descontraída, existe uma linha tênue entre o muito informal e o easy chic.

Veja essas 5 dicas para você não errar na escolha do jeans para o seu look de trabalho:

  • Cor: O jeans deve ser liso e escuro. As lavagens mais claras tendem a parecer mais informais e por isso o azul escuro e o preto são os mais indicados.
  • Detalhes: Evite pedrarias, bordados, estonados ou rasgos e lavagens muito chamativas, isso tira completamente o ar profissional do jeans escuro.
  • Cintura: Deve ser média ou alta. A calça jeans de cintura baixa não entra em nenhum ambiente de trabalho – além de não valorizar a silhueta, não passa seriedade. Um truque para parecer que as pernas são mais longas é colocar a camisa por dentro da calça. Não preciso nem falar que esse truque em uma calça de cintura baixa não vai ficar legal, né?
  • Modelagem: Prefira sempre as calças retas, que vão bem de salto e de sapatilha. Usar uma calça de boca larga com sapatilhas achata a silhueta e a skinny, se não usada corretamente, pode desvalorizar a sua silhueta e deixar o look muito descontraído.
  • Comprimento: Calça com a barra dobrada não fica bom, a não ser que seja parte do estilo da peça – mas saiba que esse “truque” dá a impressão de pernas mais curtas! Nunca prenda a barra com alfinetes ou durex, isso pode passar a impressão de desleixo, por isso sempre mande na costureira caso tenha alguma alteração no comprimento.

Você viu como não é impossível ficar chique e adequada para o trabalho com um belo jeans? Lembre-se de que ele não deve ser o protagonista do seu look, e sim uma peça que complementa um visual elegante e correto para a ocasião. Além disso, quando você for comprar um jeans, escolha um que sirva perfeitamente no corpo, porque usar um que não veste tão bem pode prejudicar o seu visual. Se precisar, não hesite em mandar fazer os ajustes na barra, cintura e pernas para parecer que o jeans foi feito para você.

Não há nada que valorize mais a silhueta de uma mulher do que vestir roupas que caem com perfeição!

Colunista Ana Walendzus

Ana Walendzus é consultora de imagem pessoal e corporativa. Formou-se em comunicação social pela FAAP, ministra palestras sobre imagem profissional e personal branding além de fazer atendimentos pessoais que buscam o aprimoramento da imagem pessoal de seus clientes. 

Consultora de moda corporativa e colunista do Blog Mercado Feminino

Site: http://www.anawalendzus.com

Redação @mercadofeminino

Comments are closed